ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Isaac Ribeiro Gabriel, da Fazenda São Gabriel, fala sobre o sucesso da criação de suas marcas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2010

2 MIN DE LEITURA

7
0
A Equipe CaféPoint esteve no Espaço Café Brasil 2010, em São Paulo/SP e gravou diversas entrevistas com os participantes da feira. Natália Fernandes conversou com Isaac Ribeiro Gabriel, proprietário da Fazenda São Gabriel em Guaxupé/MG, a respeito do modelo de produção adotado, os investimentos em qualidade, a criação das marcas próprias e as dificuldades encontradas.



"A Fazenda São Gabriel foi uma das primeiras a produzir cafés para atender o mercado de cafés especiais. Fazemos a parte agrícola, preparação de café, rebenefício, catação eletrônica, revisão, torrefação e o café sai da fazenda em pacotes prontos para consumo."

"O modo de preparo agrícola, ou seja, todos os processos desde colheita, tratos culturais, processamento via úmida e via seca, benefício e rebenefício são em lotes fechados. Fazemos café buscando um nível de café especial."

"Para fazer um aproveitamento de todo lote, temos três marcas: Arte Café, que são as peneiras altas, em segundo são as peneiras intermediárias da marca Extrato e em terceiro, para as peneiras mais baixas, limitando a 14, temos o café classificados por nós como premium."

"Fazemos o melhor aproveitamento da nossa produção, utilizando também os cafés que não entram no mercado de cafés especiais mas que também são de ótima qualidade."

"Em 1998 começamos com a marca própria e tivemos uma aceitação muito boa. Porém, nossos cafés tinham custo alto, pois é um café relativamente caro de produzir, mas competiam com outros cafés mais populares."

"Apesar de os cafés mais populares terem um nível de qualidade maior, os consumidores não tinham poder de julgamento de um café muito bom e o que ele estava consumindo. Com isso, tive muita dificuldade em vender café muito bom pois eu não conseguia agregar valor."

"A luta foi até 2002 quando lancei um café especial. Com isso você começa agregar valor pela embalagem, pelo marketing e pela conquista e persistência de mostrar o que é um café especial."

"Fiz muitas palestras sobre o que é um café especial e as diferenças no modo de preparo. Com isso conseguimos liderar com café especial. A marca que tinha criado não consegui tirar pois já tinha seu público, por isso criei uma terceira marca."

"A terceira marca atinge e satisfaz o mercado, além de entrar no mercado acima da grande maioria dos cafés populares, porque tem uma origem bem preparada."

"Já fizemos exportação para o Canadá e Estados Unidos mas é muito difícil. Uma pequena fazenda, por mais qualidade que tenha, o processo de exportação é complexo. As pessoas lá fora precisam confiar no fornecedor e como somos muito pequenos não mostramos credibilidade."

"Já exportamos para vários países, mas para que isso vingue teria que ter uma base em cada um desses destinos para trabalhar o café e dar continuidade no negócio."

"Falta amadurecer esse mercado de se ter um destino, como uma cafeteria por exemplo. No caso eu forneço para essa cafeteria, dou assistência, ajudo regular a máquina e ensino tirar café e a qualidade do café chega ao consumidor."

"Para os demais produtores, a dica é persistir. O café é o segundo orçamento do mundo e tem mostrado que várias empresas grandes que estão entrando nessa linha dos cafés especiais têm conseguido sucesso."

"O cafeicultor brasileiro precisa acreditar que se ele fizer um produto melhor ele vai ser bem remunerado."

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIANA AP ARAUJO HOLCMAN

GARÇA - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 31/01/2022

Sr Isac assisti a reportagem sobre sua fazenda e tb sobre a culinária de seu filho, eu gostaria de saber o endereço do restaurante de seu filho aqui em São Paulo. Ficamos curiosos para experimentar esta farofa. Obrigada
ISAAC RIBEIRO GABRIEL

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/08/2010

Prezado Willem Guilherme de Araújo,
Por algum motivo, não estou vendo na coluna, a resposta que lhe enviei.
Provavelmente não fiz o procedimento correto.
De qualquer maneira, agradeço pelo seu comentário. É o combustivel para continuarmos nesta jornada.
ISAAC RIBEIRO GABRIEL

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/08/2010

Prezada Marcia Elaine Rivieri,

Agradeço pelo incentivo.
Gosto tanto do meu trabalho, que tem momentos que penso que estou me divertindo com meu "brinquedinho" preferido. Isto já é meio caminho andado.
A cafeicultura brasileira passa por um momento muito dificil, e a maioria dos produtores estão bem desanimados, porém precisam perceber que ainda tem muito o que fazer principalmente no que tange à qualidade do café.
Mais uma vez agradeço pelo apoio.
MARCIA EAINE RIVIERI

SANTO ANDRÉ - SÃO PAULO

EM 25/08/2010

Sr.IRG
Parabens pelo seu trabalho.
Pessoas como o senhor, fazem a diferença.
Trabalhou muito para chegar onde está.
Por este motivo seu café e a Fazenda São Gabriel são referencia de qualidade.
Eu diria, completando, que o senhor além de bater o escanteio e correr para área , fez um belissimo GOL!!!
Com orgulho!!!

WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/07/2010

Parabéns pelo brilhante trabalho e pela qualidade de seus produtos. Este deve ser exemplo para cafeicultura nacional: organização, gestão e qualidade.
ISAAC RIBEIRO GABRIEL

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/07/2010

Prezado Joaquim Ribeiro Gabriel,
Nossa região é privilegiada na produção de cafés finos. Por outro lado, a cafeicultura da montanha está com custos muito altos. Se não privilegiarmos produzir com qualidade e agregar valor ao nosso produto, não conseguiremos sequer nos manter.
Agradeço pelo apoio.
JOAQUIM RIBEIRO GABRIEL

ARAGUAÍNA - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 08/07/2010

Parabens pela reportagem.
A produção de café de maneira alternativa deve ser divulgada. Ensina a conseguir sobreviver aos baixos preços que a cafeicultura vem sofrendo nos ultimos anos. Principalmente para pequenos e médios produtores.
Isaac é um batalhador que focou seu objetivo neste mercado persistindo a todas as dificuldades. Aprimorou seus conhecimentos, pois em prática e hoje é referencia.
Bateu escanteio e correu para a área pra cabecear.Mas valeu a pena.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures